PEC pretende tornar escravidão de trabalhador crime imprescritível

12/04/2017

Por Redação - 12/04/2017

O Senador Antônio Carlos Valadares apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna imprescritível submeter um trabalhador à condição análoga à escravidão. Valadares lembrou que o Brasil se submete à jurisdição da Corte Interamericana de Direitos Humanos, segundo a qual o crime de escravidão já é imprescritível, mas a lentidão da justiça brasileira resulta em falta de condenação aos responsáveis.

Com a aprovação da PEC 14/2017, o artigo 5º da Constituição Federal passará a vigorar acrescido do inciso LXXIX: "a submissão de pessoa a condição análoga à escravidão constitui crime imprescritível, sujeito a reclusão, nos termos da lei".

De acordo com a justificação da Proposta, "o Brasil resgata anualmente, em média, duas mil vítimas da escravidão moderna, mas a falta de condenação dos responsáveis por essa violência faz parecer que há um crime com vítimas, mas sem autores. Promover a alteração proposta diretamente no texto constitucional é dar o devido reconhecimento ao problema que enfrentamos, além de ser solução adequada, sob a perspectiva técnica jurídica, para criar nova hipótese de imprescritibilidade, evitando-se assim a impunidade".

.

Fonte: Agência Senado


Imagem Ilustrativa do Post: Sem título // Foto de: John Donges // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mendrakis/7108182863 Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura